DICAS! ALGUMAS, PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ALUGUEL DE IMÓVEL.

Aluguel


P: No meu condomínio há apenas um inadimplente. Porém, o proprietário do imóvel vendeu o imóvel financiado a uma senhora e esta o colocou para alugar. Ela diz que a dívida das contas atrasadas pertence ao proprietário antigo, porém o endereço dele é desconhecido. A quem pertence a dívida? O locatário pode ser notificado pela dívida?
R: O locatário não pode ser notificado pela dívida, mas sim o proprietário. Se o condomínio tem ciência da venda, a ação deve ser movida contra o comprador (segundo o artigo 1345 do Código Civil, o comprador da unidade responde pelos débitos do vendedor em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios). Se o condomínio não tem conhecimento da venda, a ação deve ser movida contra o proprietário que consta do Registro de Imóveis.

P: No condomínio onde moro está ocorrendo o rateio da inadimplência. Eu sou inquilina, e neste caso quem deve pagar este rateio, eu ou a proprietária do apartamento?
R: Se o rateio for necessário para cobrir as despesas do dia-a-dia, como manutenção e folha de pagamentos, cabe ao locatário pagar. O proprietário arca com as despesas extraordinárias.

P: As despesas com limpeza de calha no teto do prédio e reposição de telhas quebradas devem ser pagas pelo locatário ou pelo proprietário do apartamento?
R: Por se tratar de despesa ordinária, quem paga é o locatário.

P: Depois de o inquilino não ter mostrado interesse na compra do imóvel comercial, efetuei a venda. Qual é o prazo que o inquilino tem para sair? Se ele não cumprir este prazo, que medidas posso tomar e quanto tempo deve levar para eu conseguir tirá-lo do imóvel?
R: Se houver contrato de locação registrado no Registro de Imóveis, deve aguardar o fim do contrato. Se não, o comprador deve notificar o inquilino para que ele saia dentro de determinado prazo.

P: O locador pode exigir que o inquilino apresente mensalmente as cópias das taxas de IPTU, gás, luz, etc, pagas? O correto não seria apresentar somente ao fim de cada período contratual?
R: Sim, o locador tem o direito de verificar mensalmente as contas pagas.

P: Tenho um apartamento alugado por meio de uma administradora. Estou achando estranho que ela, além de ficar com 10% do aluguel, ainda me cobra uma infinidade de taxas. O que está certo?
R: Normalmente, as imobiliárias trabalham por comissão sobre o ganho. Verifique seu contrato.

P: Meu inquilino saiu do imóvel me deixando uma conta de quase mil reais para pagar. A empresa não deveria cobrar a conta do inquilino?
R: Contas de água, luz, telefone e energia elétrica são cobradas da pessoa cujo nome consta na fatura. Se o locador não tomou o cuidado de alterar a conta de luz para o nome do inquilino, corre o risco de ter de pagar as contas depois. Agora, o caminho é pagar a conta e depois cobrar do inquilino na Justiça.

P: Se eu quiser mudar a data de pagamento de aluguel o locador é obrigado a aceitar?
R:O que vale é a data que foi acertada em contrato.

P: Há um ano aluguei uma casa por 36 meses e isenção de multa, caso deseje sair, de 18 meses. Só que a minha empresa vai me transferir de cidade. Pago multa mesmo assim?
R: Neste caso, não.

P: O proprietário é obrigado a devolver o dinheiro dado como depósito para o aluguel de um apartamento?
P: Quando o inquilino sai do imóvel, ele tem o direito de receber o valor dado como depósito corrigido pela caderneta de poupança. Porém, o locador terá direito a abater deste valor danos ao imóvel e dívidas deixadas pelo inquilino.

P: Compramos um apartamento que estava alugado a um inquilino. O imóvel foi oferecido primeiramente a ele, que não se interessou pela compra. Nosso contrato de compra e venda foi assinado em março, mas até hoje o inquilino está lá, alegando que está comprando um apartamento. O que devo fazer? Entrar com ação de despejo?
R:: A partir da data da assinatura do contrato, o comprador tem até 90 dias para notificar por escrito o inquilino e estabelecer uma data máxima para sua saída. Se o comprador não notificar o inquilino neste prazo, então terá de respeitar o prazo integral do contrato. A partir do momento em que o contrato de locação vencer, o comprador poderá pedir o imóvel de volta.
P: Aluguei uma casa há um mês. Quando fui ver a casa, conversei bastante com o proprietário sobre o sossego da vizinhança. Ele me garantiu que os vizinhos eram sossegados e respeitosos, o que provou não ser verdade. Em apenas um mês, eles já fizeram duas festas até às 2h30 e todo dia é uma barulheira só. Posso pedir a rescisão do contrato?

R: Sim, se tiver como comprovar o que alega.
P: Sou locador de um imóvel residencial. Aluguei o imóvel com contrato de 30 meses, com fiador, porém, mesmo sabendo que não tinha um imóvel como garantia, acabei confiando. Agora, o inquilino não está pagando o aluguel. A quem devo cobrar: o inquilino ou o fiador?

R: Deve processar ambos pelo débito. Se não existir imóvel que garanta a fiança, o fiador responderá pelo débito com seus bens pessoais.

P: Sou locatário. Posso solicitar a prestação de contas sobre os valores das despesas ordinárias?
R: Sim, é seu direito. (Verificar artigo 23 da Lei do Inquilinato nº 8.245/91).

P: Sou inquilina e pago atualmente despesas de condomínio que são de épocas em que não morava no apartamento. Devo pagar?
R: Não. Os inquilinos só precisam pagar as despesas originadas na época a partir da qual passaram a morar no apartamento.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Usando um Portal de Imóveis para a divulgação dos seus imóveis que tem as ferramentas certas para a divulgação, veja mais ai: www.papimoveis.com.br

    ResponderExcluir

Olâ! deixe seu comentârio, ajude compartilhar o blog, obrigado!,