O QUE É MATRÍCULA DE IMÓVEL
Matrícula do Imóvel, é a certidão de nascimento de um imóvel, fazendo uma analogia a certidão de nascimento de uma pessoa:
Nela constam informações como a exata localização do Imóvel metragem, proprietários atuais, origem da compra e venda, benfeitorias, observações, averbações e demais informações que possam ter, o mais importante a saber:
Nela consta o Verdadeiro Dono do Imóvel.
Aqui Vale a Máxima:
Quem Não Registra não é DONO!
Corretor Quer Ser Um Verdadeiro Profissional Domine esse Assunto
Matrícula do imóvel é o documento que identifica os bens imóveis. A matrícula imobiliária é o ato de individualização do imóvel.
Para solicitar matrícula de imóvel atualizada, basta comparecer ao cartorio de registro da cidade onde o imóvel se localiza
Normalmente, quem solicita a matrícula atualizada é o proprietário do imovel. No entanto, ela pode ser solicitada por qualquer pessoa que detenha o número da matrícula ou o endereço completo ou o nome completo do proprietário.
Por ser um documento de domínio público qualquer pessoa pode solicitar a matricuoça atualizada de um imóvel.
Existe difernça entr escritura do imóvel e matricula do imóvel?
SIM! a grande diferença entre estes dois documentos, são:
A escritura (escriturado em cartório de notas) apenas formaliza a venda e cria um documento hábil à transmissão da propriedade ao novo proprietario;
O Registro da escritura ( registrado no cartório de registro) transfere definitivamente a titularidade do imóvel ao comprador e com ela, todas as obrigações acessórias (pagamento de condomínio, IPTU etc.).
após registrar a escritura do imóvel, nasce uma nova matricula.
Ônus Reais ou Itens de gravidade são impedimentos que recaem sobre o imóvel e são anotados na matricula do imovel e impedem ou podem dificultar uma venda, exemplo: penhora, hipotéca, dívidas fiscais ou trabalhistas.
MATRÍCULA ATUALIZADA é a cópia que você solicita no Cartório de Registro de Imóveis e que tem como prazo de validade,30 dias
- Matrícula do imóvel atualizada, certidão de ônus reais e ações do imóvel;
- Certidão de Negativas Cíveis e Trabalhista do proprietario do imóvel;
- Negativa de débitos do IPTU;
- Guia de recolhimento do ITBI.
- Documentos pessoais dos compradores e vendedores assim com profissão, endereço e estado civil.
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