Cuidados na hora de comprar um imóvel usado.
A decisão pela compra da casa própria - que geralmente é planejada durante anos - é um momento de muita ansiedade e emoção. Mas, por outro lado, envolve atenção e cautela por parte do comprador. Este, quando não é um investidor no mercado imobiliário, normalmente está fazendo a aquisição para moradia própria ou de familiares. E em qualquer dos casos, uma decisão mal-tomada pode ser sinônimo de “dores de cabeça”, pendências judiciais e, até mesmo, prejuízos financeiros.
Todo comprador certamente quer comprar com segurança e evitar futuros aborrecimentos. Mas a garantia de que não há nada de errado com o imóvel pretendido (no caso de uma unidade usada) implica em alguns cuidados, como
verificação da documentação - não só do imóvel mas também do vendedor -, checagem das condições físicas da casa ou apartamento e, em alguns casos, consulta a um bom advogado, entre outros. Para verificar as condições físicas do imóvel,
Visitas ao local - o indicado é agendar as visitas durante o dia (e aproveitar para ver a posição dos cômodos em relação ao sol). Em alguns imóveis os problemas de construção como rachaduras, infiltrações e mofo estão aparentes, mas imperceptíveis aos olhos de um comprador distraído. Atente para eles
.
Experimente também verificar a pressão da água abrindo torneiras. Não esqueça também de acender as luzes para conferir algum problema elétrico. Além do imóvel em si, também é importante se certificar de que o local possui boa infra-estrutura, ou seja, opções de serviços, comércios em geral, meios de transporte, além de hospitais e escolas. Então, veja se o bairro dispõe de tudo isso.
Outra boa dica para conhecer um pouco mais sobre as proximidades é conversar com os futuros vizinhos. Resumindo, a melhor atitude ao comprar o imóvel dos seus sonhos é não se deixar levar pela emoção.
Condições da unidade, documentação, preço e formas de pagamento, entre outros itens, devem ser todos avaliados em conjunto, para que você não seja surpreendido gastando mais do que planejava ou acabe por se arrepender da compra.
Itens a verificar antes de comprar um imóvel usado.
1. Em primeiro lugar, ao verificar o estado de conservação do imóvel, inclua na análise as áreas comuns do edifício, no caso de apartamento. O estado geral de conservação do prédio é um dos fatores que podem influenciar o preço do imóvel.
2. Verifique o posicionamento do imóvel em relação à luz do sol. Quartos que recebem luz do sol pela manhã (a chamada “face norte”) são mais valorizados. Observe se existe presença de umidade nas paredes, azulejos, pisos e tetos, o que pode significar infiltrações.
3. Não deixe de conversar com o síndico ou com moradores para se informar sobre a vizinhança, manutenção do prédio, valor de condomínio e obras previstas. Essas informações podem representar um importante trunfo para o futuro proprietário.
4. Em tempos de falta de estacionamentos públicos, um item que se tornou extremamente valorizado é a garagem. Em se tratando de compra de apartamento, toda atenção é recomendável para evitar futuros aborrecimentos.
Verifique se o imóvel possui vaga na escritura e, em caso negativo, informe-se sobre o sistema adotado no condomínio: se as vagas são demarcadas, se são fixadas por regimento interno, se são por ordem de chegada ou se existem manobristas.
Documentos que o comprador de imóvel usado deve exigir.
1. Cópia da Escritura e do registro do imóvel junto ao cartório de registro de imóveis;
2. Certidão Negativa de Débitos Condominiais (em caso de apartamento). Caso não estejam quitados, os débitos recairão sobre o novo proprietário;
3. Certidão de propriedade com negativa de ônus com vintenária (situação do imóvel durante os vinte últimos anos);
4. Certidões pessoais do vendedor em distribuidores civis, justiça federal, cartório de protesto e executivos fiscais devem ser verificados na cidade na qual se localiza o imóvel e na qual resida o vendedor, caso sejam diferentes;
5. Certidão Negativa de IPTU e o carnê com as parcelas quitadas. Mas fique de olho no prazo: todas as certidões têm validade de trinta dias;
6. Certidão de Propriedade, com averbação da construção, em se tratando de casa. Senão, o novo proprietário corre o risco de estar comprando apenas o terreno e não a construção.
7. Consulte sempre corretor devidamente crdenciado com CRECI. ligue, Vanderlei Nakano, 19 3386-0574 ou vnakan@gmail.com
0 Comentários
Olâ! deixe seu comentârio, ajude compartilhar o blog, obrigado!,