Como diferenciar uma chácara de um sítio ou fazenda?

Muitas pessoas tem uma dificuldade em fazer esta diferenciação, saiba como fazer estas diferenciações através deste artigo.

O corretor de imóveis como profissional da área constantemente irá deparar com as expressões, fazenda, sítio chácara ou rancho assim com os imposto IPTU e ITR, então é bom se familiarizar

Existe uma diferenciação sobre estes imóveis, normalmente uma chácara é uma propriedade urbana, podendo ser rural. 
vidadecorretordeimoveis

Um sítio ou uma fazenda, sem dúvida é uma propriedade rural. 
PORQUE?

Normalmente uma propriedade rural tem por objetivo a exploração de plantações ou criação de animais ou peixes e tem imposto de propriedade (ITR) diferenciado (menor), sobre uma propriedade urbana (IPTU).

 IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. É um imposto municipal recolhido anualmente (normalmente parcelado em algumas prestações mensais) pelos proprietários de edificações (casas, apartamentos etc.) e terrenos urbanos. Sua alíquota e sua metodologia de cálculo variam de um Município para outro.

ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, também chamado de Imposto Territorial Rural. Equivalente ao IPTU (municipal), pagam-no os proprietários dos imóveis territoriais rurais.

Podemos também diferenciar pelo tamanho das propriedades:
1.     Fazenda: 
 A palavra Fazenda é utilizada para grandes áreas superiores a 960 mil metros quadrados ou 40 alqueires, normalmente é destinada para a agricultura e a pecuária. 
Existem fazendas de aquicultura, para produção de peixes e outras atividades.

2.     Sítio: 
Tem de 5 a 40 alqueires. Um sítio é o pedaço de terra onde o proprietário normalmente explora o seu sustento através da plantações de hortifrutigranjeiros, pequenas criações, para consumo ou venda.

3.  Chácara: 
São pequenas propriedades rural ou não, dependendo da sua localização em relação a cidade e benefícios com pavimentação, guias, saneamento, ônibus, escola, etc. Normalmente utilizada para lazer e recreação.

4.    Rancho: 
Normalmente são propriedades ribeirinhas ou próximo a lagos e represas.


Conforme a região do país é possível a variação de nomes ou classificação, estas dicas são, para que se tenha uma ideia da diferença entre as denominações, chácara, sitio, rancho e fazenda

Postar um comentário

0 Comentários