A Caixa Econômica Federal anunciou um novo aumento na taxa de juros para financiamentos imobiliários, contraídos com recursos da poupança (SBPE). O aumento passará a valer para os financiamentos contraídos a partir de segunda feira (19/04).
Segundo informou a instituição a alteração foi feita "em função do aumento das taxas básicas de juros", a Selic - que está em 12,75% ao ano. O banco garantiu que não foram alteradas as taxas de juros dos financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida nem do FGTS.
MAIS INFORMAÇÕES |
Antes Tinha Que Dar 10% De Entrada, HOJE o mínimo é 20%
para os valores superiores a 190 mil.
para os valores superiores a 190 mil.
O banco também ajustou o limite para a percentual do imóvel que pode ser financiado. Antes, o cliente que financiava na tabela SAC, em que as parcelas são maiores no começo, podia financiar até 90% do imóvel. Agora, o limite é de 80%. Para quem usa a Tabela Price em seu financiamento, que mantém as parcelas constantes, a fatia financiável do imóvel cai de 90% para 50%.
O dinheiro do FGTS usado no financiamento que não sofreu aumento da taxa não é o do trabalhador que está tendo seu imovel financiado, mas vem do montante global depositado no banco.
Já os financiamentos que são feitos com recursos da poupança sofreram aumento nas taxas de juros. Nesse caso, o dinheiro utilizado no financiamento também não vem da conta do trabalhador, mas das poupanças que fazem parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE).
MAIS DICAS (clique) |
Nos financiamentos feitos pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional), a taxa balcão - para clientes sem relacionamento com o banco - foi mantida em 9,15%; para quem já tem relacionamento com o banco, os juros subiram de 8,75% para 9%. Já para imóveis negociados pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), a taxa balcão subiu de 9,20% para 11%; para clientes com relacionamento, o juro passou de 9,10% para 10,70%.
O reajuste nos juros da Caixa, que funcionam como um piso do mercado (o banco estatal é reconhecido por cobrar as menores taxas), e representa 70% do mercado, deve levar as demais instituições a elevarem também os juros do empréstimo habitacional.
0 Comentários
Olâ! deixe seu comentârio, ajude compartilhar o blog, obrigado!,