Dicas, O Preço Dos Imóveis Irão Cair?

Deixo aqui meu testemunho: desde 1984 (início das atividades da CMB e de minha vida profissional) eu nunca presenciei  uma queda no preço dos imóveis.

Houve sim, durante todo esse período, apenas fases de estabilidade de preços.

Como as fases de estabilidade coincidiram com períodos de inflação elevada, houve, em termos relativos, uma desvalorização dos imóveis em relação a outros bens.

A desvalorização acumulada explica o grande ajuste de preços ocorrido nos últimos anos, que gerou uma valorização, em alguns casos, de cerca de 300%.

Ou seja, não houve bolha, houve sim ajuste de preços relativos que, por outro lado, foram alimentados pelas facilidades de acesso ao crédito imobiliário.

Bastou um desaquecimento na atividade econômica do país, para que alguns compradores passassem a utilizar o argumento de uma eminente queda dos preços para justificar suas propostas, às vezes, bastante inferiores aos valores solicitados pelos proprietários.

Ocorre que, de fato, não está havendo um movimento de queda de preços: existe apenas uma expectativa por parte dos compradores de que isto ocorra.

A simples observação das captações realizadas nos últimos meses comprova tal afirmação.

 O Preço Dos Imóveis Irão Cair?

E mais, os proprietários não estão cedendo às propostas inferiores que estão surgindo, não só em relação ao preço, como também à forma de pagamento (envolvendo trocas, parcelamentos, etc).

Isto não significa que devemos abandonar nossa tarefa diária de convencer os proprietários a respeito do verdadeiro valor de mercado de seus imóveis.  

Mais do que nunca, nós, corretores, precisamos  ter sempre em mente uma contra-argumentação em relação a ambos lados da negociação.

Evidente que, como intermediários e interessados na realização dos negócios, somos os porta-vozes das duas partes, não apenas de uma delas.

Mas, como profissionais, nossa leitura de mercado precisa ser técnica e imparcial.     
  

  Claudio Antonio Brandão
CMB Imóveis Campinas SP.


Postar um comentário

0 Comentários